#myGallery{ width: 200px !important; height: 100px !important; overflow: hidden; }

10 de dezembro de 2012

Se a diplomacia falhar, os EUA vão atacar o Irã em 2013, dizem ex-conselheiros de Bush e Obama

Na Washington Institute Gala, Dennis Ross, Elliott Abrams e embaixador dos EUA para o Iraque  de saída James Jeffrey insistem que o presidente vai atacar no próximo ano, se a diplomacia não conseguir

  Haviv Rettig Gur | 


 
  Se o impasse sobre o programa nuclear iraniano não for resolvido diplomaticamente no ano que vem, ele será resolvido militarmente até o final de 2013, dois funcionários  top  em política externa dos EUA disseram ao The Times de Israel na quinta-feira.
"Eu acredito que há   estômago nesta administração, e a este presidente, que se a diplomacia falhar [para impedir o Irã de desenvolver armas nucleares] - para usar a força", de acordo com Dennis Ross, ex enviado  Oriente Médio durante a administração Clinton, e até novembro principal assessor do presidente Barack Obama 2011 e planejador sobre o Irã no Conselho de Segurança Nacional .
ames Jeffrey, ex-vice- conselheiro  de segurança nacional e, nos últimos dois anos, o embaixador dos EUA no Iraque, concordou com a avaliação do Ross.
"Eu acho que [Obama]  na primeira escolha será uma solução negociada.  Falhando isso, eu acho que nós vamos atacar ", disse Jeffrey.
  "De um jeito ou de outro, esses caras [do regime iraniano] são ou vai parar o seu programa ou, antes estamos no meio de 2013, que vai ter o suficiente [material enriquecido nuclear] para ir crítico em poucas semanas ", acrescentou.  "Eu acho que se nós não temos uma solução negociada, e esses caras são realmente no limite [de capacidade de armamento], como disse Obama durante a campanha, o então presidente vai tomar uma ação militar."
  Os dois funcionários falaram com o The Times de Israel no jantar de gala do Instituto Washington para a Política do Oriente Próximo, realizado na noite quinta-feira em Nova York Waldorf Astoria Hotel. O evento honrado Ross e Elliott Abrams, ex-vice-assessor de  segurança nacional  de George W. Bush.Jeffrey, que estava presente, recentemente se juntou ao instituto como professor visitante.
Durante uma discussão no palco com Ross e Abrams no meio da noite, Washington, diretor do Instituto Robert Satloff pediu que os ex-funcionários, "Será que os EUA ou Israel quer empregar uma ação militar preventiva contra o programa nuclear do Irã - sim ou não?"
Os dois responderam em uníssono: "sim".
"Será que isto vai acontecer em 2013?" Satloff pressionado.
"Sim", disse Ross.
  "Sim, eu concordo", acrescentou Abrams.
Obama " e sua preferência é ter  a diplomacia em sucesso", esclareceu Ross ao The Times de Israel após o painel de discussão.  Mas, acrescentou, Obama é capaz e disposto a realizar um ataque militar.
"Se a posição [de Obama] iria ser não usar a força, ele teria aceitado o objetivo de contenção [de um Irã nuclear].  Ele não o fez.  Ele adotou o objetivo de prevenção.  Isso não significa que você quer força para ser o caso.O que significa é, fundamentalmente, que se a diplomacia não conseguir que você esteja preparado para fazê-lo. E eu acredito que ele o está. "
Questionado se a administração Obama tinha interesse em pressionar por uma nova iniciativa de paz israelo-palestiniano, Ross sugeriu os EUA tinham uma visão mais limitada de seu papel do que no passado.
"Eu não acho que é a opinião da presidente de que de alguma forma os Estados Unidos podem usar uma varinha mágica e você pode ter paz", disse ele.  "Se você voltar a uma entrevista que ele deu no final do primeiro ano [do primeiro mandato de Obama], ele disse [trazendo os lados juntos para discutir a paz] provou mais difícil do que ele esperava que fosse."
Ele insistiu que "é muito importante para tentar preservar um resultado de dois Estados", e que "eu não acho que o governo vai a pé, e eu não acho que devemos ir embora. Se você pode criar um conjunto de circunstâncias em que parece que há uma oportunidade, acho que o governo vai fazer um grande esforço.  Mas, para assumir a administração irá fazer um grande esforço, como se há uma abertura [quando não há uma], que continua a ser visto. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer comentário que for ofensivo e de baixo calão, não será bem vindo neste espaço do blog.
O Blog se reserva no direito de filtrar ou excluir comentários ofensivos aos demais participantes.
Os comentários são livres, portanto não expressam necessariamente a opinião do blog.
Usem-no com sapiência, respeito com os demais e fiquem a vontade.
Admin- UND

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...