#myGallery{ width: 200px !important; height: 100px !important; overflow: hidden; }

27 de dezembro de 2011

Entrevista:

Turbulência no Mar da China Meridional

  Cena: Syed Bistro, PJ.
MOHAN: Por que é que as pessoas nesta região parecem pensar que a China é um bad boy?  Bad boy ou o vilão desta parte do mundo ou mesmo do mundo todo.
  Chong: Sim, eu tenho a impressão.  Mas por que deveria ser assim?  Todo mundo parece pensar que a China é um poder malévolo que espera para prejudicar os países da região.
Mohan: Mas o que tem feito para ganhar esse tipo de reputação?  Tem atacou qualquer país ou recentemente ocuparam militarmente por qualquer período de tempo?  Por que você acha que é assim, Cikgu?
Zain: Uma coisa é certa. Não tem nada a ver com a experiência pessoal.China não me machucar, direta ou indiretamente. Eu acho que é geralmente o mesmo com todos ou a maioria de nós.  Mas de alguma forma você tem a sensação de que a China é o vilão.
Chong: Eu acho que é porque outras pessoas se sentem assim em relação à China.  E eles têm nos influenciaram.
Azman: Vamos colocar desta forma - é porque algumas pessoas se sentem dessa forma, que eles querem que nós se sente assim também.
Chong: O que significa que eles não querem que nós temos o nosso próprio pensamento independente sobre o assunto.
Zain: Como jornalista, eu observo a mesma coisa entre alguns dos meus amigos jornalista. Sem dúvida, eles também são influenciadas pelo que a mídia ocidental dizer sobre a China - que é afirmar-se militarmente especialmente no Mar da China Meridional, que representa um perigo para a paz ea segurança do Leste da Ásia ou o que o velho imperialistas ocidentais usado para ligue para o Extremo Oriente.
Mohan: Eu concordo.  Eu vejo isso em colunas em jornais, blogs e sites de notícias - apreensão em relação à China.
Chong: Parece-me que muitos colunistas e blogueiros aplaudiu quando Obama presidente dos EUA, anunciou que os EUA estavam "voltando para a Ásia", a ser totalmente "engajado" com a Ásia depois de alguma negligência sob o presidente Bush.  Eles se sentem seguros.
Zain: Mas China ato ameaçadoramente para os países da região ou atacar qualquer um deles, enquanto os EUA estavam "fora" para fazê-los sentir dessa maneira?
Mohan: Eu não penso assim. Na verdade a China não agir beligerante mesmo para os países que reivindicam as Ilhas Spratly, dos quais a China reivindica a todos. Havia a tensão usual subjacente, é claro, mas era de baixo nível.  Se isso é pax sinica (latim para paz chinês), eu não acho que deveríamos ter razão para se preocupar devem os EUA ou o poder fora outras afastar-se completamente da região.
Chong: E com os EUA totalmente "volta" na região, você pode sentir a tensão está de volta. It's palpable. É palpável.  Os EUA querem voltar a impor sua pax Americana e os chineses não estão a ponto de ser tão passiva como nos dias em que o país era militar e economicamente fraco.  Pode não ser muito explícito sobre isso, mas a China considera o Mar da China Meridional "o lago chinês". E para administrar e garantir a paz, ele tem insistido contra ele sendo usado por navios de guerra. Mas os EUA têm ruffled penas chinês, insistindo sobre o direito de "liberdade de navegação".
Azman: China não é ambiciosa?
 Zain : Eu acho que é.  E a grande mídia ocidental pode estar certo sobre isso também.  Mas o que você pode dizer sobre isso, a China é uma potência regional agora, militar e economicamente.  Então não deveria reivindicar seu lugar de direito na região ou mesmo o mundo? Como pode ser visto durante o período em que os EUA estavam "longe", a China era uma potência responsável.
  Azman: Mas por que queremos negar os EUA o seu direito como a única superpotência do mundo e um policial auto-nomeados do mundo para desempenhar o seu papel como garante da pax Americana Afinal de contas o que interessa é a paz ea segurança para que nós, os pequenos países do mundo, pode continuar com nossos recursos limitados para desenvolver nós mesmos.
Mohan: Mas para ser franco, ninguém pode ficar em cima do monte de esterco por um longo tempo sem ser contestada. E os EUA estão sendo contestada. Eu tenho algumas estatísticas aqui - para ficar em cima, ela está gastando tanto quanto 48% do seu PIB ou EUA 711.000.000 mil dólares (RM2.3 trilhão) em despesas militares - dinheiro que pode usar para pagar sua dívida - ao passo que a China está gastando apenas 8%, que se resume a EUA 122.000 milhões dólares americanos (RM391.6 bilhões).
Zain: Para mim, China re-afirmar-se é meramente China reagir ao que os EUA estão fazendo depois de seu "retorno". Os EUA estão ajudando seu antigo aliado nas Filipinas a ser mais ousados ​​e até mesmo ajudando o Vietnã, o seu velho inimigo, mas um rival de longa data da China.  Ambos estão a desafiar a supremacia chinesa na região ou no Mar da China Meridional. A Indonésia é também um aliado dos EUA.  E assim é Cingapura, que permite aos EUA a utilização de algumas das suas instalações.  Malásia também pode ser um pouco inclinado para a nação mais endividada do mundo.
Mohan: Assim difícil para a China não se sentir cercado. Portanto, esperamos que como uma nação com uma herança cultural que remonta há milhares de anos, não vai deixar-se irrita facilmente para tentar romper o círculo como os bárbaros que ameaçavam que milênios atrás.
Zain: Então o que os EUA trouxe de volta à região, quando decidiu "voltar" são elementos de incerteza.
Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer comentário que for ofensivo e de baixo calão, não será bem vindo neste espaço do blog.
O Blog se reserva no direito de filtrar ou excluir comentários ofensivos aos demais participantes.
Os comentários são livres, portanto não expressam necessariamente a opinião do blog.
Usem-no com sapiência, respeito com os demais e fiquem a vontade.
Admin- UND

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...